quarta-feira, 27 de junho de 2007

Se um arquiteto tivesse que trabalhar como Webdesigners

Plágio traduzido desse blog aqui. Não pude me conter, me identifiquei bastante. É o maior terror do mundo encontrar um cliente, sentar com ele, ouvir suas necessidades, montar um projeto, etc. Aí vem as incertezas, dúvidas e principalmente a hiperbólica preocupação com o preço... Puta-que-pariu como é chato!

Queria que meu professor de UML visse isso:

Querido senhor arquiteto:

Por favor desenhe e construa uma casa para mim. Eu não estou muito certo do que preciso, então você deve usar sua prudência. Minha casa deve possuir algo entre dois e quarenta e cinco quartos. Se certifique que os planos sejam definidos de uma forma que os quartos sejam facilmente adicionados ou retirados. Quando você me trouxer a planta é que eu vou decidir o que eu quero.

Também me traga o custo parcial de cada configuração para que eu possa arbitrariamente escolher um.

Lembre-se que a casa que estou escolhendo deve custar menos que a que estou morando atualmente. Se comprometa a corrigir todas as deficiências que existem na minha casa atual (O chão da minha cozinha vibra quando eu ando, e as paredes não tem calefação suficiente).

Enquanto você projeta, tenha em mente que eu quero manter as manutenções anuais as mais baratas possíveis. Isto deve significar a incorporação de elementos com custos-extras como alumínio, vinil ou compensados. (Se você escolher não especificar alumínio, esteja preparado para explicar sua decisão em detalhes.)

Por favor atente para que as práticas mais modernas e os melhores materiais sejam usados na construção da casa, que eu quero que seja um palco para os métodos e idéias mais atualizados. Esteja atento, entretanto, que a cozinha deve ser projetada para acomodar, entre outras coisas, meu refrigerador Gibson 1952.

Para garantir que você está construindo a casa certa para nossa família inteira, se certifique de conversar com cada um dos nossos filhos e parentes. Minha sogra terá fortes pressentimentos sobre como a casa deve ser projetada, mesmo que ela só nos visite uma vez no ano. Garanta que vai analisar todas estas opções cuidadosamente e tomar a decisão correta. Eu, entretanto, tenho o direito de discordar toda decisão que você tiver.

Por favor não me incomode com pequenos detalhes agora. Seu trabalho é fazer os planos para a casa, veja por cima. Neste momento, por exemplo, não é apropriado ficar escolhendo a cor do carpete.

Entretanto, fique sabendo que minha mulher gosta de azul. Além disso, não se preocupe em obter recursos para construir a casa você mesmo. Sua primeira prioridade é desenvolver planos e especificações detalhados. Desde que aprove este plano, no entanto, eu espero que a casa esteja de pé em 48 horas.

Enquanto você está projetando a casa especificamente para mim, lembre-se que mais cedo ou mais tarde vou vendê-la para outra pessoa. Portanto deve possuir uma grande variedade de possíveis compradores. Por favor certifique-se de finalizar os planos de acordo com as

preferências dos moradores do meu bairro. Eu lhe aconselho a correr e ver a casa do meu vizinho que ele construiu ano passado. Nós gostamos de um bom acordo. Tem algumas novidades que nós queremos na nossa nova casa, particularmente a piscina de 22 metros. Com um planejamento cuidadoso, eu sei que você pode inserir isso na nossa nova casa sem afetar o custo final.

Por favor prepare um grupo de plantas. Não é necessário neste momento fazer o design real, já que elas serão usadas para ajudar na construção. Fique sabendo, que você será responsabilizado por qualquer aumento no custo da construção como resultado nas mudanças que vão acontecer
depois.

Você deve estar excitado por trabalhar em um projeto como este! Por estar apto a usar os melhores materias e as últimas técnicas e possuir tanta liberdade no seu planejamento é uma coisa que não acontece todo dia. Entre em contato comigo o quanto antes com seus planos e idéias completos.

PS: Minha mulher acabou de me dizer que ela discorda de muitas das minhas instruções que estou lhe passando através desta carta. Como arquiteto, é sua responsabilidade resolver essas diferenças. Eu tentei antes e não obtive sucesso. Se você não aguenta a responsabilidade, eu terei que encontrar outro arquiteto.

PPS: Talvez o que eu precise nem seja uma casa, mas um trailer de viagens. por favor me diga o quanto antes se isso é ideal...

Flashbacks de ira banham minha alma...

Nenhum comentário: